01Origem
Antes da vela existiu a lamparina, um recipiente com óleo e um pavio. A vela inverte a lógica: o combustível é sólido e envolve o pavio, derretendo aos poucos conforme a chama avança. Não há consenso sobre onde ela surgiu. Os romanos, por volta de 500 a.C., mergulhavam fios de papiro enrolados em sebo derretido, criando velas rudimentares, e a palavra candela vem do latim. Na China da dinastia Qin há relatos de velas de gordura de baleia, e no Japão e na Índia usaram-se ceras vegetais, extraídas de árvores e de canela.
Os egípcios usavam tochas de junco embebido em gordura, que muitos autores consideram precursoras, mas que não têm pavio central nem corpo sólido moldado. O que caracteriza a vela propriamente dita é a combinação de pavio e combustível sólido formado ao redor dele. Candelabros e castiçais romanos, encontrados em escavações, mostram que o objeto já era comum em casas abastadas no início da era cristã, embora a lamparina a óleo continuasse dominante no Mediterrâneo, onde o azeite era abundante.
Na Europa medieval, com o azeite escasso ao norte dos Alpes, a vela se tornou a principal fonte de luz artificial. Havia duas matérias-primas e duas classes: a cera de abelha, limpa, perfumada e cara, queimava em igrejas e palácios; o sebo de boi ou de carneiro, barato, fumacento e malcheiroso, iluminava as casas comuns. Corporações de cerieiros e de fabricantes de velas de sebo surgiram em Paris e Londres no século XIII, com regras próprias sobre qualidade e preço.
02Período histórico
A Idade Média europeia foi o mundo da vela. A noite era longa e perigosa, e a luz artificial, cara. Famílias camponesas iam dormir com o sol ou se reuniam ao redor da lareira; a vela de sebo era acesa com parcimônia e apagada cedo. A Igreja era a maior consumidora de cera, usada em missas, procissões e funerais, e mantinha ligação direta com a apicultura dos mosteiros.
No século XVIII, a caça à baleia abriu um novo capítulo. O espermacete, substância cerosa extraída da cabeça do cachalote, produzia velas brancas, duras e de chama brilhante, as melhores até então. Fabricadas sobretudo na Nova Inglaterra a partir da década de 1750, serviram de padrão de luminosidade: a candela, unidade de intensidade luminosa, foi definida originalmente a partir da chama de uma vela de espermacete.
03Evolução ao longo do tempo
Sebo e cera de abelha
Durante mais de mil anos a vela foi feita por imersão, mergulhando o pavio repetidas vezes no sebo ou na cera, ou por moldagem em formas. O sebo precisava ser aparado constantemente, pois o pavio não queimava por completo e a chama diminuía. A cera de abelha, de melhor qualidade, ficava reservada ao culto e às elites. Em muitas regiões a fabricação era tarefa doméstica, feita no outono, após o abate de animais.
Espermacete e química
O espermacete do cachalote elevou o padrão no século XVIII. Pouco depois, a química aplicada mudou tudo: em 1823 Michel Eugène Chevreul descreveu os ácidos graxos, e com Joseph Louis Gay-Lussac patenteou em 1825 a vela de estearina, mais dura e sem cheiro. No mesmo ano, Jean-Jacques de Cambacérès introduziu o pavio trançado, que se curva e se consome sozinho ao queimar, eliminando a necessidade de aparar a vela.
Parafina e produção industrial
A parafina, derivada do petróleo e do xisto, chegou na década de 1850 com o processo de James Young, na Escócia, e tornou-se o combustível mais barato da história da vela. Antes disso, em 1834, Joseph Morgan patenteara uma máquina de moldar com cilindro e pistão que ejetava as velas prontas, permitindo produção contínua. A vela industrial de parafina, branca e uniforme, passou a ser vendida em caixas em qualquer mercearia.
Da necessidade ao ritual
A lâmpada de querosene, o gás e, a partir das décadas de 1880 e 1890, a eletricidade aposentaram a vela como fonte principal de luz nas cidades. Ela se refugiou no culto, nas festas, nos jantares e nas emergências. No século XXI a indústria de velas perfumadas e decorativas, à base de parafina, soja ou cera de abelha, movimenta bilhões de dólares, e a vela de aniversário continua sendo um rito quase universal.
04Fatos curiosos
- A candela, unidade de intensidade luminosa do Sistema Internacional, descende da antiga candle power inglesa, definida pela chama de uma vela de espermacete de peso e taxa de queima determinados.
- Velas marcadas com linhas horizontais serviram como relógio na Idade Média; a tradição atribui ao rei Alfredo, o Grande, no século IX, o uso de velas que queimavam em intervalos regulares para dividir o dia.
- O pavio trançado curva-se para fora da chama ao queimar, o que o faz se consumir sozinho. Antes dele, era preciso usar a espevitadeira, pequena tesoura para aparar o pavio.
- A expressão o jogo não vale a vela, usada em francês e em português, nasceu quando a aposta era tão baixa que não pagava sequer a vela que iluminava a mesa.
- A cera de carnaúba, palmeira nativa do Nordeste brasileiro, tem ponto de fusão alto e por isso produzia velas que não amoleciam no calor dos trópicos, exportadas desde o século XIX.
05Contexto social
A vela separou classes pela qualidade da luz. Palácios e catedrais brilhavam com cera de abelha, enquanto a maioria vivia à luz fumacenta do sebo ou simplesmente sem luz, e o custo da iluminação era parcela relevante do orçamento doméstico até o século XIX. Em alguns países, velas chegaram a ser tributadas, como na Inglaterra, que cobrou imposto sobre elas entre 1709 e 1831 e proibiu a fabricação doméstica sem licença.
Na vida religiosa a vela ganhou significado que sobrevive à sua função: a chama como presença, oração, memória e passagem. Igrejas católicas e ortodoxas, o judaísmo, com a menorá e as velas do shabat, e tradições de matriz africana usam velas em ritos centrais. A vela também marca aniversários, vigílias e protestos, onde a luz coletiva vira símbolo de solidariedade.
06No Brasil
No Brasil colonial, a iluminação doméstica dependia de lamparinas de azeite de peixe ou de mamona e de velas de sebo, produzidas nas fazendas e, no Sul, nas charqueadas, que aproveitavam a gordura do gado abatido. A cera de abelha era importada ou colhida de abelhas nativas sem ferrão e ficava reservada às igrejas. No século XIX, o Ceará e o Piauí passaram a exportar cera de carnaúba, que serviu tanto para velas resistentes ao calor quanto, mais tarde, para polidores e cosméticos.
A vela segue muito presente na cultura popular. O Círio de Nazaré, em Belém, leva o nome do grande círio de cera carregado na procissão desde 1793; a Igreja da Candelária, no Rio de Janeiro, é dedicada à festa das velas; velas de sete dias acendem-se em promessas e em terreiros de umbanda e candomblé, e no Dia de Finados os cemitérios se cobrem de chamas. A vela também é item obrigatório nas casas por causa das quedas de energia.
07Linha do tempo
- c. 500 a.C.
Romanos produzem velas mergulhando pavios de papiro em sebo derretido.
- Século XIII
Corporações de cerieiros e fabricantes de velas de sebo se organizam em Paris e Londres.
- Década de 1750
Velas de espermacete passam a ser fabricadas na Nova Inglaterra.
- 1793
Primeira procissão do Círio de Nazaré em Belém do Pará.
- 1825
Chevreul e Gay-Lussac patenteiam a vela de estearina; Cambacérès introduz o pavio trançado.
- 1834
Joseph Morgan patenteia a máquina de moldar velas em série.
- 1850
James Young patenteia a obtenção de parafina, que se tornará a principal matéria-prima.
- 1879
A lâmpada incandescente de Edison inicia a substituição da vela como fonte principal de luz.
08Comparativo
| Aspecto | Vela de sebo medieval | Vela atual |
|---|---|---|
| Matéria-prima | Gordura de boi ou carneiro | Parafina, soja, estearina ou cera de abelha |
| Pavio | Fio de linho, precisava ser aparado | Algodão trançado, autoconsumível |
| Cheiro e fumaça | Fortes | Mínimos ou perfumados |
| Fabricação | Doméstica, por imersão | Industrial, moldada em série |
| Função | Única fonte de luz noturna | Rito, decoração e emergência |
09Perguntas frequentes
Quem inventou a vela?
Não há um inventor. Romanos faziam velas de sebo com pavio de papiro por volta de 500 a.C., e há registros paralelos na China. A vela moderna de estearina e parafina é fruto da química do século XIX.
Qual a diferença entre vela de sebo e de cera?
O sebo é gordura animal: barato, fumacento e de cheiro forte. A cera de abelha queima limpa e perfumada, mas sempre custou muito mais, por isso ficava reservada a igrejas e palácios.
Do que são feitas as velas hoje?
A maioria é de parafina, derivada do petróleo, às vezes misturada com estearina. Velas de soja, de cera de abelha e de carnaúba atendem ao mercado decorativo e artesanal.
10Conteúdos relacionados
Lamparina a óleo
A lamparina a óleo iluminou casas e templos por quinze mil anos, mudou de combustível várias vezes e foi apagada pela eletricidade. Conheça essa história.
Lâmpada elétrica
A lâmpada elétrica não teve um único inventor: Davy, Swan, Edison e químicos húngaros e americanos construíram, ao longo de um século, a luz que hoje é um gesto.
Fósforo
O fósforo de fricção surgiu em 1826 e levou meio século para ficar seguro. Conheça a química, as greves e as fábricas por trás do palito mais comum do mundo.
Sabão
O sabão nasceu de gordura e cinzas na Mesopotâmia, virou indústria em Marselha e Aleppo e só se tornou item de higiene diária com a química do século XIX.
11Fontes consultadas
- Jane Brox, Brilliant: The Evolution of Artificial Light, 2010
- A. Roger Ekirch, At Day's Close: Night in Times Past, 2005
- Michel Eugène Chevreul, Recherches chimiques sur les corps gras d'origine animale, 1823
- Enciclopédia Britânica, verbete Candle
- Iphan, dossiê de registro do Círio de Nossa Senhora de Nazaré como patrimônio imaterial, 2004
Este verbete foi redigido e revisado pela equipe editorial do Daily's Treasures a partir das fontes acima. Encontrou um erro? Escreva para nós.




